segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Casa arrumadinha

Estou meio sumida, eu sei. São coisas que às vezes acontecem conosco que nos levam ao isolamento. Passo por uma fase difícil emocionalmente. Nunca imaginei que quando perdesse alguém muito querido fosse ficar tão abalada. Fiquei.
Venho lutando todos os dias para me reestruturar. Peço a Deus o tempo todo que me dê, primeiramente fé, depois resignação. Sempre soube que não viveremos para sempre, só que não contei que isso "funcionasse para a minha mãe". Após uma ano é como se fosse ontem
.


Bem, aqui estou. Vou falar sobre organização. 

Quem não gosta de uma casa arrumadinha?  

Tem aquelas pessoas que arrumam tanto às suas casas, que não sobra tempo para mais nada. A vida se resume no desejo de que o final de semana chegue para tirar toda a "sujeira", que não existe, do chão, dos móveis e não sei de onde mais.
Aquelas que mantém às suas casas arrumadas, sem que isso impeça as pessoas que estão em torno de participarem dessa arrumação.
Aquelas que não gostam muito de ter trabalho e pagam a alguém para fazê-lo, essas não se importam muito com o que acontece até a próxima visita da diarista.
Por fim, aquelas que sempre foram organizadas, mas, que com o passar dos anos, percebem que não adianta tanta coisa, porque tudo se deteriora. 

Algumas dicas de organização.

Necéssaire, ideal para levar na bolsa, com maquiagem

Um cantinho todo especial, com vários organizadores. Na parede o quadro de avisos. Na bancada, caixa com revistas, caixas organizadoras fechadas, bombonieres que funcionam como organizadores de pincéis e outros objetos, abaixo ainda na bancada, outros nichos com caixas porta trecos.


Para serem usadas na cozinha como porta mantimentos, caixas plásticas, protegem os alimentos e facilitam a identificação por serem transparentes.

Aqui uma lata de farinha, reaproveitada como porta agulhas de tricô

Uma prateleira muito prática, que também reaproveitaram latas para acondicionar o que você quiser. As caixas se encontram quase em todos os lugares, são um coringa na hora de guardar coisas. 
Observem que taças plásticas e de louça saíram da cozinha e vieram servir de apoio na mesa de trabalho. Boas idéias.




Casa Arrumada
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)


Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas,
que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte
e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.


Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.



6 comentários:

  1. Que bom te ver e essa saudade grande machuca e não vai embora. É preciso reagir,né? Que bom,voltaste.

    E casas arrumadinhas, organizadas são legais, mas sem perder a graça de casa ,sem virar um museu,né??beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Tenho horror de casas que parecem vitrines.Casa é para viver e ser feliz.

    ResponderExcluir
  3. Virginia,

    Senti sua falta nas atualizações, mas achei melhor respeitar o seu silêncio. Enviei um email há alguns dias atrás. Você recebeu?
    Gosto muito dessas dicas de organização, e sempre tento colocá-las nos meus hábitos. Embora, pense que a casa tem que ter vida. Arrumada sim, mas sem estresse, sem certos exageros.

    Por mais que eu queria, jamais conseguirei alcançar o que você está passando, mas conheci sua mãe muito bem, e não foi essa herança que ela deixou pra você. Isso eu tenho certeza.
    Entendo seus sentimentos, pois perder uma pessoa tão preciosa como ela não é fácil.
    Você precisa reagir. Lembre-se dos ensinamentos, da força, do amor que essa mulher espalhou sobre a terra, enquanto aqui esteve.

    Desejo de coração que você supere essa dor e volte logo.

    Um lindo e abençoado dia. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Casa arrumada é tudo né??
    E essas dicas de organização que vc deu aqui são ótimas...pequenos detalhes que fazema diferença...

    Com certeza já sou sua seguidora e espero uma visita sua tbm...se gostar me segue...

    E se tiver interesse em fazer parceria é só dizer...

    Um beijo e um sorriso

    http://elielmavasconcelospink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que dicas legais, gosto de criar tbm, e essas decorações me deixaram aliviada, meus filhos as vzs me merguntam se estou ficando doida, hahaha. Mas, todos acabam usando minhas invenções. Bjs
    Sua criação é linda!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

O Arte Livre Vimajê fica muito feliz com o seu comentário.
Quando a curiosidade mata um gato. Não me deixe morrer. Muito obrigada pela gentiliza. Abraços.

Related Posts with Thumbnails